terça-feira, 22 de novembro de 2016

Series Faculdades (part. 3) - Unicamp


A Unicamp responde por 15% da pesquisa acadêmica no Brasil e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS.A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao Governo Estadual no que se refere a subsídios para a sua operação. Assim, os recursos financeiros são obtidos principalmente do Governo do Estado de São Paulo e de instituições nacionais e internacionais de fomento.
O local onde se situa a Universidade Estadual de Campinas foi ocupado, em outras épocas, por cafezais e canaviais. O campus tem o nome do seu fundador, Zeferino Vaz, que foi quem a idealizou e a viu nascer, em 5 de outubro de 1966, data de sua instalação oficial.
A Cidade Universitária "Zeferino Vaz" se localiza no distrito de Barão Geraldo, região noroeste de Campinas. Fica a 12km do centro da cidade. A estrada que liga Campinas a Paulínia (SP-332), passando por Barão Geraldo, é mais conhecida por "Tapetão" no trecho entre o bairro Vila Nova e a Rodovia D. Pedro I, próximo da Unicamp. A Rodovia D. Pedro I, que interliga a Via Anhanguera à Via Dutra, tem dois acessos ao campus, um no trevo com a SP-332 e outro próximo da PUC-Campinas, no Parque Universitário.


Hospitais


O complexo hospitalar da Unicamp consolidou-se a partir da sua Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Atualmente, é formado pelo Hospital de Clínicas (HC), Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro), Hospital Professor Doutor José Aristodemo Pinotti, Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro), Hospital Estadual Sumaré (HES) e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Gabriel Porto". Juntos, formam a maior área médico-hospitalar do interior do Estado de São Paulo e uma das mais importantes do país, proporcionando um alto nível de atendimento médico associado à formação de profissionais da área médica e à pesquisa.
Cobrindo uma área de 90 municípios e uma população superior a 5 milhões de habitantes, as unidades de saúde da Universidade disponibilizaram 870 leitos que propiciaram, em 2011, aproximadamente 43 mil internações. Conjuntamente, realizaram cerca de 575 mil consultas, 34,2 mil cirurgias, 5,5 mil partos, 3,2 milhões de exames laboratoriais e 276 transplantes de córnea, coração, medula óssea, rim e fígado.

 Vida acadêmica 


A Diretoria Acadêmica DAC - É o órgão executivo e informativo, incumbido do registro e controle das atividades discentes da Unicamp.

O Serviço de Apoio ao Estudante SAE - É encarregado da execução de programas de assistência desenvolvidas pela Universidade, por iniciativa própria ou mediante convênios firmados com entidades especializadas.

O  Serviço de Apoio Psicológico e Psiquiátrico ao Estudante - Sappe -Dedica-se à assistência psicológica e psiquiátrica a alunos de gradução e pós-graduação stricto sensu regularmente matriculados.



O Diretório Central de Estudantes - DCE - É a entidade de representação dos estudantes da Unicamp, competindo-lhe ainda designar representantes estudantis para os colegiados da Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário