segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Serie faculdades (part.1)- USP

A Universidade de São Paulo, mais conhecida como USP ela tem duas localização, a que fica na capital e outra que fica no interior do estado, na cidade de Ribeirão Preto. Vamos falar aqui das duas, tudo bem? Então vamos lá


USP- São Paulo 

Como entrar?
Para você ingressar na USP nos cursos de graduação, você precisa fazer o Vestibular que é aplicado e feito pela (Fuvest)
-Inclusp
Alunos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas podem participar do Inclusp – Programa de Inclusão Social da USP. O Inclusp reúne uma série de iniciativas para ampliar as chances de ingresso dos estudantes de escola pública na Universidade e propiciar a permanência estudantil que tenham desvantagens socioeconômicas.
-Pasusp

Alunos do Inclusp e outros estudantes de escolas públicas podem participar do Pasusp. O programa é voltado para alunos ainda matriculados no Ensino Médio público e que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Tem por objetivo estimular esses estudantes a considerarem a USP como uma meta alcançável. Para isso, converte o desempenho dos alunos nas provas da Fuvest em bônus que aumentam a chance de ingresso.

A prova é divida em duas fases, a 1ª dissertativa e a 2ª discursiva, para você passar na para se segunda fase vc tem que acertar muito ms que a metade a partir de 73 questões mais ou menos, a 1ª fase é composta por 90 questões, onde são os conteúdos do ensino médio. Já a segunda fase é feita em três partes, sendo uma prova para cada dia, o primeiro dia é português, o segundo os conteúdos do médio menos português e o ultimo dia são as provas especificas, que cada curso são matérias diferentes, são poucas questões em cada dias, mas a prova é toda discursiva. 

Estrutura curricular

Composto por 12 semestres, coma carga horaria de aulas de 7155h e 3090 de horas trabalhadas, mais 420 horas de optativa e eletiva , que chega no total de 10665 horas do curso.

Programas para os alunos

-Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)
É um programa de estágio supervisionado destinado a alunos de pós-graduação matriculados na Faculdade de Medicina da USP a fim de aprimorar a formação para a atividade didática de graduação.

-Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno da FMUSP (GRAPAL)
Oferece assistência aos alunos da Faculdade de Medicina da USP e aos médicos residentes do HCFMUSP, como consultas psiquiátricas, sessões de psicoterapia, orientação familiar e grupos de reflexão sobre identidade médica e ralação médico-paciente.

-Tutores
O projeto tem a finalidade de estabelecer, para um grupo de alunos, um orientador que acompanhará seu progresso acadêmico e os auxiliará nos eventuais problemas surgidos durante o curso. Os tutores discutem temas de interesse da formação médica, científica, humana e para a cidadania.

-Centro de Desenvolvimento de Educação Médica Prof. Eduardo Marcondes (CEDEM)
É estruturado nos Laboratórios de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da USP, junto ao Hospital das Clínicas, onde são realizadas pesquisas científicas.

A Faculdade de Medicina da USP promove a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade para difundir as produções científica e tecnológica a partir das necessidades e experiências da população.
A Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) desenvolve atividades de assistência, assessoria e consultoria, cursos, projetos especiais, atividades culturais, história e memória, ensino e pesquisa em extensão.

Estrutura
Pertencente à mais importante universidade do país e contando ainda com investimento próprio, a FMusp tem uma das melhores estruturas que um estudante de medicina pode querer. Laboratórios de alta tecnologia, professores doutores, incentivo à pesquisa, método de ensino e de medicina moderno, biblioteca completa e um acervo histórico magnifico. Além é claro de residência no hospital das clínicas de São Paulo.Uma das melhores estruturas da América Latina, definitivamente não vai faltar nada em estrutura, para formar os melhores estudantes, os melhores médicos e grandes pesquisadores.

Localização
Av. Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César - CEP: 01246903 - São Paulo - SP 


USP-Ribeirão Preto

Como entrar?
Para entrar na USP de Ribeirão, se usa o mesmo critério da de São Paulo, é o mesmo sistema, mesma prova. só o que muda é a nota de corte da 1ª fase e da 2ª.

Estrutura curricular 

Etapa Básica – 2 anos dedicados ao estudo da estrutura macroscópica e microscópica do corpo humano, do seu desenvolvimento e funcionamento, pertinentes às ciências biológicas importantes para o médico. O estudante é inserido precocemente em cenários da atuação médica no nível primário de atenção a saúde. Ao final são introduzidos os conteúdos de comunicação com o paciente e seus familiares, psicologia médica e conhecimento da infecção hospitalar articulados aos eixos longitudinais de Atenção à Saúde da Comunidade, Bioética e Formação Humanística em saúde, emergências médicas e formação complementar evoluindo às etapas de aplicação e estágios do internato.
Etapa Clínica – 2 anos com ênfase no aprendizado das ciências médicas, permitindo a compreensão de processos que levam à doença, sua prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação para a criança, adolescente, adulto, mulher e idoso. O estudante terá contato com a Semiologia Geral e Especializada, Ciências das Imagens, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Saúde Mental, Genética Médica, Anestesiologia, Medicina Legal; disciplinas dos sistemas Cardiovascular, Respiratório, Digestivo, Gênito-urinário, Nervoso, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e do Pescoço e Ósteo-Muscular, com prática intensiva e plantões em ambientes de atendimento nas áreas gerais da medicina na disciplina de Treinamento em Serviço.
Internato – 2 anos. Etapa final do curso visa o treinamento supervisionado para o exercício profissional, nas áreas de prática geral da Medicina, em ambientes de atenção à saúde nos níveis primário, secundário e terciário, estágios de treinamento em práticas de atenção integral á saúde em comunidades rural, centros urbanos de menor porte e de maior porte, na cidade de Ribeirão Preto. Os estágios ocorrem nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia e Medicina Comunitária, com atividades em Unidades de Saúde Primária e Secundária, Maternidade e Hospital secundário e terciário (HCRP).
Eixos longitudinais de formação: bioética e formação humanística em saúde, atenção à saúde da família e da comunidade, emergências médicas e formação complementar.

Programas para os alunos 
Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação
A Pró-Reitoria de Graduação, no âmbito de sua política de valorização do Ensino de Graduação, lançou, em 2006, o Programa de apoio à internacionalização nas Unidades, destinando recursos financeiros para a participação de estudantes em eventos ou atividades acadêmicas no exterior.
Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação
O Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação tem o objetivo de incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino.

Localização

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário